Vantagens da aplicação de Cappotto

O Sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System), mas frequentemente conhecido por Cappotto, é um sistema de isolamento térmico, altamente eficaz no que diz respeito ao isolamento de paredes, assim com na  protecção dos edifícios na fachada. Este mesmo sistema funciona através da fixação de placas isolantes, diretamente nas fachadas.

Trata-se de um sistema altamente eficaz, e é bastante versátil. Este pode ser aplicado em projetos recentes, ou aplicado em projetos mais antigos, cuja função é a renovação e reabilitação de fachadas antigas.

Este é um sistema homologado e que permite uma redução de desperdícios energético e diminuição de custos até 30%.

Sistema de Cappotto

Geralmente, quando falamos em Cappotto, desconhecemos que esta é apenas a referência a uma marca específica, e não propriamente ao sistema de isolamento das nossas habitações. No entanto, o principal aspeto a ter noção é a sua utilidade nas nossas casas e quais as principais vantagens e desvantagens deste sistema

Composição do sistema:

Este sistema é realizado por camadas e em diferentes processos. Os materiais utilizados para este tipo de sistema é:

  • Cola;
  • Isolamento;
  • Camada de base armada com rede de fibra de vidro;
  • Camada de primário;
  • Revestimento final.

Principais vantagens do sistema ETICS:

  • Redução oscilações térmicas – este tipo de variações e oscilações são a principal vantagem destes sistema. Desta forma é possível controlar melhor a qualidade do ambiente no interior da sua habitação, sem desperdício energético.
  • Variedade de acabamentos – existe atualmente no mercado uma enorme variedade de acabamentos para este tipo de sistemas. Este aspeto é altamente vantajoso para quem valoriza a parte mais estética dos edifícios, não condicionando assim a liberdade expressiva e criativa de cada pessoa.
  • Maior leveza das paredes – este sistema confere uma maior leveza às paredes exteriores da habitação, quando comparado com outros sistemas de revestimento de fachadas, devido à sua espessura fina e leve. Desta forma é possível reduzir a carga exercida sobre a própria estrutura do edifício.
  • Redução de custos a longo prazo – tendo em conta que este sistema melhora e potência, significamente, a rentabilidade energética do edifício, é possível haver uma poupança considerável na manutenção do ambiente do mesmo, sejam elas referentes ao aquecimento ou arrefecimento.
  • Optimização da área habitável – uma vez que este sistema é aplicado no exterior do edifício, não compromete a área interior da habitação. Desta forma não é necessário encurtar a área de cada divisão para que esta tenha um revestimento adequado e eficaz.
  • Adequado a fachadas antigas e degradadas – além de toda a sua funcionalidade ao nível do isolamento térmico, este sistema permite ainda fazer uma reabilitação completa das fachadas exteriores do edifício, sem que seja necessário fazer alteração da vida que quem nele habita.

Aspetos menos positivos do sistema de Cappotto:

Como todos os sistemas, também este tem aspectos menos positivos de alguns pontos de vista. No entanto estas fragilidades em nada se comparam como todos os pontos positivos do mesmo.

  • Custo elevado de aquisição – quando comparada com a tradicional aplicação de parede dupla com isolamento, esta é uma solução consideravelmente mais dispendiosa. No entanto, a longo prazo é bastante mais eficiente do que a anterior. De forma a suprimir este aspeto, é importante contabilizar todos os fatores e verificar o que pesa mais na sua balança.
  • Fragilidade – o aspeto referenciado como menos negativo é a sua aparente fragilidade. No entanto estes casos são bastante pontuais, sendo que raramente se verifica danos no sistema por situações diversas do quotidiano.

Cada habitação é um caso específico, pelo que não há respostas certas ou erradas. Cada casa necessita de ser avaliada e definir qual a solução ideal para a mesma. Pelo que, sempre que tiver dúvidas ou necessitar da ajuda de um especialista, deve recorrer a uma empresa especializada e qualificada na área, com os serviços mais adequados e com as adequadas certificações.

Partilhar