Já ouviu falar no sistema capoto para isolamento térmico?

Muita gente não conhece, mas o sistema capoto pode fazer toda a diferença em termos de isolamento térmico numa casa. Em termos técnicos, o sistema capoto é um External Thermal Insulation Composite System. Um sistema de isolamento térmico que é muito usado nas novas construções.

Este tipo de sistema inclui vários «ingredientes»: cola, isolamento, uma parte de base armada com rede de fibra de vidro, uma camada de primário e o revestimento final. O sistema capoto é utilizado para fazer face às exigências energéticas dos últimos anos, permitindo excelentes resultados em termos de isolamento.

Vantagens do sistema capoto

Além de possibilitar diversas pontes térmicas, implica uma espessura menor de isolamento. Permite ainda um número diverso de soluções de acabamento. Uma das maiores vantagens deste sistema é não condicionar a criatividade dos arquitetos, ao possibilitar soluções de acabamento para todos os gostos.

O sistema capoto permite ainda paredes mais leves. Contribui para uma menor carga sobre a estrutura, tornando-a mais leve. Para os proprietários, no entanto, a vantagem mais visível da utilização do sistema capoto será porventura o aumento da eficiência energética do edifício e de cada fogo.

Isso faz com que cada habitação seja mais económica. Implica menos gastos em termos de climatização, seja no inverno, seja no verão. Além disso, este sistema permite ainda que as paredes sejam mais finas, dado não exigir paredes com tanta espessura. Isso faz com que a área habitável de cada fogo seja um pouco maior.

Sistema ideal para reabilitações

Este sistema é, por isso, especialmente indicado para reabilitações, permitindo conferir um aspeto renovado a fachadas desgastadas pelo tempo. Tudo, sem grandes intervenções nem incomodar os outros inquilinos.

Cada caso é um caso. Cabe aos proprietários, em conjunto com a empresa de remodelações que contratarem, analisar se o sistema capoto é o ideal para a intervenção que pretendem fazer. É importante pesar todos os prós e contras, avaliar bem o cenário envolvente e as suas caraterísticas. Só no final, deve tomar a decisão.

Para conhecer melhor as vantagens do sistema capoto, contacte a nossa equipa.

Partilhar