Pavimentos em Parquet

Pavimentos em Parquet

 

Tratamento e recuperação de pavimentos em Parquet

Muitas casas antigas, têm pavimentos em parquet colocados em espaços comuns como: salas, hall de entrada, quartos e outros.

Com o passar dos anos é normar que este tipo pavimentos em parquet, embora muito resistentes, venham a sofrer um desgaste natural, visível à sua superficie e apresentando um acabamento desagradável, como: riscos no pavimento, aspecto baço ou manchas.

Acontece que, na maioria das vezes, a madeira que compõe o chã em parquet, é uma madeira de qualidade e na sua origem este pavimento era muito bonito e com um excelente acabamento.

Nestas situações o mais aconselhável é perceber se vale a pena retirar todo o pacimento em parquet e substituir por um pavimento flutuante ou também conhecido por soalho flutuante, ou fazer a recuperação do soalho de parquet.

Caso a decisão seja a recuperação do pavimento em parquet, então deverá ser feito:

  • análise cuidada ao seu estado do pavimento
  • Polimento de todo o chão e alisamento de superficie
  • Envernisamento e acabamento de todo o pavimento

 

Manutenção de um pavimento em Parquet

Uma boa manutenção de um pavimento emparquet, pode ser realizada de uma forma simples: com um aspirador e uma esfregona bem escorrida e regularmente utilizar produtos que tornem a Madeira mais hidratada.

 

Vantagens de um pavimento em Parquet

O pavimento em parquet ou também conhecido por chão em parquet, oferece grande resistência, pois a grossura da Madeira aplicada, dá-lhe essa vantagem. Por outro lado, a Madeira sendo um produto natural, oferece uma estética muito agradável, além das suas caracteristicas também naturais, de isolamento acústico e térmico.

Partilhar